Por que é tão difícil aceitar elogios e se amar?

Por que é tão difícil aceitar elogios e se amar?

 Esse mês de fevereiro eu trouxe uma super novidade para vocês! Vai ter post T O D O S os dias! (Ou pelo menos tentar e sabemos que sou falha, né) YAY!

E nesse mês de post todos os dias, comemorando o primeiro ano do blog, não vai ter apenas posts sobre beleza e moda, mas tentarei trazer alguns posts sobre comportamento feminino, porque eu acho que existem alguns pontos cruciais que nos fazem nos sentir bem e com isso, ficarmos mais bonitas!

3 táticas para ser uma pessoa mais de bem com a vida

Confesso que eu tinha já um texto para hoje, bonitinho e preparadinho, mas é aquilo: a vida acontece. E eu estava procrastinando para postar. E com isso, navegando pela internet (nossa, me senti muito uma tia de 50 anos “navegando pela internet”) e eis que me deparo com um vídeo de JoutJout, esse vídeozinho que ta aqui:

O vídeo era sobre como não devemos aceitar as coisas que nos desagradam de maneira passiva, porque isso é tóxico e prejudicial. E concordo, mas não foi sobre isso que vim bater papo com vocês.

Eu estava lendo alguns comentários e tive um momento blowmind: uma das pessoas comentou que além de aceitarmos coisas tóxicas de “bom grado”, temos bastante dificuldade em aceitar elogios. E ai eu parei por um segundo e pensei: “MEU DEUS ISSO É MUITO REAL!!!” E estava refletindo sobre isso pelos últimos dez minutos e resolvi colocar essa reflexão aqui, porque isso pode ajudar muitas pessoas.

Eu não sei reagir

“Elogio é o enaltecimento de uma qualidade ou virtude de algo ou alguém. É uma ferramenta educacional utilizada também para motivar outras pessoas, aumentar sua auto-estima ou corrigir um defeito. No âmbito empresarial, o elogio é a ação que reconhece, de modo não financeiro, formal e geralmente publicamente, desempenho e atos de destaque da pessoal e/ou grupo de trabalho.”

Segundo o Wikipedia, é o enaltecimento de uma qualidade ou virtude. E é algo que temos muita dificuldade em aceitar. Já notou como alguém elogia, por exemplo, o seu cabelo e você sempre fala algo negativo sobre? “Ah, nossa, faz dias que não lavo ele” ou “Nossa, ele ta cheio de ponta dupla.” Por que fazemos isso?

Nós temos muito medo de nos amar e aceitar que somos pessoas com qualidades, com coisas boas. Por medo de parecer que estamos conformados e que somos arrogantes. Principalmente, nós, mulheres. E além disso, a todo momento, somos bombardeadas como nós não somos boas o suficiente, pela indústria de beleza, por comédias românticas e milhares de outras coisas. Eu até falei um pouco sobre a pressão estética nesse post aqui.

Crying Girl Looking in Mirror | Mirror mirror on the wall...who's the....uh...

Isso nos faz mal em níveis que nem sempre conseguimos compreender. Porque ao alimentarmos essa auto-estima baixa, nós acabamos aceitando algumas coisas, alguns comportamentos de terceiros que nos fazem mal, por acharmos que não merecemos coisas melhores.

Frustrated woman

No início do ano, eu iniciei um diário, e ai no início, coloquei várias coisas boas para me ajudarem em momentos difíceis durante crises depressivas ao longo do ano. E ai eu tive a ideia de colocar 18 coisas (por ser 2018) boas existentes em mim, sendo 9 físicas e 9 subjetivas, como meus talentos ou personalidade. E eu fiquei muito chocada que eu não consegui pensar nem na metade.

Precisamos parar com esse hábito de achar que reconhecermos como alguém bom é errado, precisamos começar a olhar no espelho e nos amar, porque só assim conseguiremos ser felizes e isso aparece em todas as áreas da nossa vida. Precisamos nos cuidar por dentro, também.

Além disso, precisamos ajudar o outro a ter esse hábito e espalhar amor. Seja comentando a foto daquela pessoa no feed do Instagram com um elogio sincero: “nossa, acho seu sorriso lindo” ou até mesmo pessoalmente: “amiga, o seu cabelo ta ótimo hoje.” Isso pode mudar o dia de alguém. E fazer com a gente também, olha no espelho e fala: “meu Deus, que mulherão da p* que eu sou!” Que o seu espelho seja mais que um lugar para tirar selfies, seja um momento para você se amar, de verdade, para além de redes sociais!

ame-se

Experimente começar esse mês comemorativo e reflita sobre suas qualidades! Tente fazer a lista com 18 coisas boas sobre você e vai ver o quanto isso vai deixar o seu dia melhor!

Um comentário sobre “Por que é tão difícil aceitar elogios e se amar?

Deixe um comentário