Rivalidade feminina: Uma conversa para todas as recalcadas, inimigas e falsianes!

Rivalidade feminina: Uma conversa para todas as recalcadas, inimigas e falsianes!

No post passado, conversamos um pouco sobre o novo clipe da banda Rouge e sobre padrões de beleza, você pode ler tudo clicando aqui.
Hoje o papo é de mulher pra mulher. Hoje o papo é pra todas as inimigas, as recalcadas, as falsianes, as putianes.

Você já ouviu as seguintes frases?
“Amizade de homem é verdadeira, amizade de mulher é falsa.”
“Não dá pra ficar um monte de mulher junto, porque elas são muito competitivas e vão se matar.”
“Mulher se arruma pra outra mulher invejar”


Ou qualquer frase similar que dá a entender que duas mulheres não podem ter uma amizade verdadeira? Pois eu já e muito.
Quando somos crianças, os garotos costumam ser encorajados a sempre brincarem de coisas em grupos, como esportes, como futebol, basquete, handball. Já as meninas são encorajadas a brincar sozinhas de casinha, com uma boneca. E talvez isso, ao longo do tempo, seja neutralizado, os meninos em grupo e as meninas solo.


Quando somos pré-adolescentes e adolescentes, uma menina legal é uma menina cheia de amigos homens. Na minha escola, eu achava muito mais “cool” ter um monte de amigo menino, isso significava que a menina tinha “conteúdo“, ela não era “fútil” e nem “falsa” como as outras meninas.

two little asian girls fight in karate gear gif
E isso não faz sentido nenhum. Na faculdade, comecei a ter mais amigas e olha, comecei a me sentir muito mais a vontade com garotas. Eu posso conversar sobre qualquer coisa e elas vão entender. Se eu to menstruada, vou receber várias dicas sobre cólica e não serei olhada como algo de outro mundo, porque todas ali menstruam.

ριитєяєѕт: humanwithart ✨
A rivalidade feminina é tão presente na nossa sociedade que existem músicas diversas que alimentam essa rivalidade. Músicas que fazem sucesso de verdade, como Beijinho no Ombro, da Valeska, que fez um sucesso absurdo e Show das Poderosas, um dos primeiros hits de Anitta. E não pense que é só música mais “antiga” não, porque temos também Cheguei, de Ludmilla, que super prega a rivalidade feminina.
Gírias como “falsiane”, “inimiga”, “recalcada” é extremamente comum e não deveria ser. Não há problema nenhum em sermos amigas uma das outras.


A rivalidade existe até mesmo entre famosas, uma rivalidade que a gente mesmo cria. Como a velha história entre a Ivete Sangalo e Cláudia Leitte. Só porque as duas dividem um estilo musical, já as colocam como arqui-inimigas. Uma mulher pode dividir espaço com outra mulher de maneira pacífica sem problema nenhum.
E não pense que isso acontece só aqui no Brasil não. Músicas como Bad Blood da Taylor Swift, cujo clipe é nada mais, nada menos que uma guerra entre mulheres. Girlfriend, da Avril Lavigne, onde ela fala em ficar com um rapaz que namora e no clipe, ela compete o tempo todo com a namorada, sendo sempre melhor. Misery Business, do Paramore, é outro exemplo musical de uma letra que fala sobre rivalidade entre duas garotas.

-- #LyricArt for
“Hey, hey, você. Eu não gosto da sua namorada. De jeito nenhum, de jeito nenhum. Eu acho que você precisa de uma nova. Hey, hey, você, você. Eu poderia ser sua namorada.”

giphy.gif

gif misery business.gif

Ela tirou ele de mim, mas eu vesti o maior sorriso

Coisa que você não vê em letras vindas de homens. Eles podem até falar nas letras que são os melhores, que “pegam” mais mulheres, mas dificilmente vai ver uma briga entre dois caras.

girl fight fighting GIF
E temos tretas estilo Claudia Leitte e Ivete na gringa também, como Mariah Carey e Jennifer Lopez, Katy Perry e Taylor Swift, Fifth Harmony e Little Mix. A todo momento, colocamos as mulheres como rivais.


E não apenas no mundo da música: Rory Gilmore e Paris de Gilmore Girls, tem uma competição, apesar da amizade e o maior exemplo que posso dar: Serena Van der Woodsen e Blair Waldorf, de Gilmore Girls. Elas são melhores amigas e mesmo assim, vivem em pé de guerra por competição de quem é mais popular, quem é mais bonita, quem é mais bem vestida.

No cinema, existem filmes que falam muito sobre isso, como o famoso filme, Meninas Malvadas, onde retrata de maneira irônica a rivalidade feminina entre adolescentes.

giphy.gif
Nesse post aqui, eu falei sobre aceitar elogios e como devemos elogiar umas as outras, mas é tão difícil elogiar outra mulher. E é tão difícil receber elogios de outras mulheres, porque fomos ensinadas que se uma mulher fala que você ta bonita, ela ta sendo falsa.
Por isso, por exemplo, um relacionamento lésbico é tão blowmind na cabeça da sociedade. Duas mulheres que não são rivais e decidem ser companheiras pro resto da vida? COMO ASSIM?

Eu sei que muitas vezes queremos uma foto para um fundo de tela de ce… #diversos # Diversos # amreading # books # wattpad
Quando nascemos, não existe absolutamente nada que diga que não podemos nos dar bem umas com as outras. E deveríamos nos dar bem. Não há nada melhor do que uma amiga para entender aquele fora que você recebeu, ou aquela cólica, ou aquele dia que você ta se sentindo horrível porque o seu cabelo não fica bonito, ou como você se sentiu depois daquele assédio que passou na rua (caso você ainda tenha dúvidas da diferença entre assédio e cantada, clique aqui que te conto a diferença).

jennifer aniston drinking GIF

Atualmente, eu tenho muito mais amigas mulheres que homens, e sou mais próxima delas, também e isso é uma sensação tão de paz. Depois de anos, onde eu sempre tinha uma inimiga, que nunca fez mal pra mim, mas que na minha cabeça, eu não podia me dar bem, eu comecei a ver que por exemplo: o fato de eu ser bonita não anula a beleza da ex do meu atual. E nem o fato da atual do meu ex ser bonita, significa que eu não sou. A beleza da outra não anula a sua, a beleza da outra não diminui a sua beleza. O valor daquela menina não tira o seu valor.

mean girl quotes black and white gif
“Chamar alguém de gordo, não te faz mais magro. Chamar alguém de burro, não te faz mais inteligente.”

Rivalidade feminina é algo existente apenas na nossa cabeça. Quando entendemos isso, nossa relação com o mundo melhora, nos desgastamos menos. Nós começamos a achar graça na menina que escolheu vir com o mesmo vestido que você na festa. Ela nem te conhece, ela não fez pra te provocar, ela só tem o mesmo gosto que você. Você começa a entender que aquela menina que ta afim do mesmo cara que você não precisa brigar por causa dele, afinal, vocês são tão parecidas que buscam as mesmas coisas em um cara.

camilla poindexter bad girls club 8 gif
Você começa a entender que não precisa dar 50 reais pra amante do seu marido, porque o culpado é ele, ele tinha um relacionamento com você, ela muitas vezes, só foi usada. Começamos a responsabilizar os rapazes pelos erros que eles cometeram no relacionamento e parar de achar que as meninas tem culpa total.
Começamos a ver que a amiga do nosso namorado, pode ser nossa amiga e podemos assim, conhecer muito mais o namorado, porque vamos conhecer outros lados dele e manter a relação pacífica.

un amigo pude que a veces se enoje pero si es un amigo de verdad lo perdonaras
Isso se chama sororidade, que significa: ter empatia com a outra e entender que ela é tão mulher quanto você. Mas isso não significa que você tem que gostar de alguém só porque ela é mulher. Se vocês não se dão bem, se ela fez algo que te prejudicou, você tem o direito de não gostar dela, mas por esses motivos. Você não tem o direito de desgostar dela só por ela ser mulher. Ela já é desrespeitada demais por ser mulher nesse mundo machista, não seja mais uma que a subestime, que a maltrata, só pelo gênero que ela nasceu.

Onde Viajar Com as Amigas - 5 Destinos, Onde Viajar Com as Amigas, viagem amigas, squad amiga, friendship trip, travel, onde viajar com as amigas, viajar com as amigas, travel friens, amigas praia, foto amigas na praia, beach girls

O mundo já tem guerras entre vários países, já tivemos duas guerras mundiais. Pra que criar guerra entre nós, mulheres? Vamos espalhar paz e espalhar amor.

poster mais amor por favor estrelado colorido 2015

2 comentários sobre “Rivalidade feminina: Uma conversa para todas as recalcadas, inimigas e falsianes!

Deixe um comentário